I9Gestão Consultoria e Treinamento Quando você precisa ser confiável!

Londrina - PR 43.3326.8704 Curitiba - PR   41.3292.8039 i9g@i9g.com.br

Artigos e Legislações

acompanhe ao lado alguns ARTIGOS
e as últimas sobre legislações.

ARTIGO - ISO 9001 e ISO 14001: Revisões entram no Estágio Final!

Foto do Produto

  As normas de sistema de gestão ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) atingiram o estágio final do seu processo de revisão. Ambas entraram como projeto final (FDIS – Final Draft International Standard) no início do mês de Julho/2015, e a previsão é que o comitê da ISO, composto por representantes dos países membros formem uma posição para aprovação da versão final, prevista para Setembro de 2015.

     A revisão de ambas as normas é aguardada com certa ansiedade no meio empresarial, pois os sistemas de gestão tendem a ganhar em relevância, como consequência desta modernização totalmente focada para os resultados do negócio. A revisão da ISO 14001 levará o Sistema de Gestão Ambiental para um nível de maior consistência quanto a sua estrutura, pois terá um enfoque maior na gestão ambiental estratégica, no desempenho ambiental, e no pensamento baseado no ciclo de vida.

 Evolução da ISO 9001 representa foco nos resultados.

    A ISO 9001 é um dos padrões mais conhecidos no mundo, com mais de Um milhão de usuários. A versão 2015 será resultado de um processo evolutivo, pois as versões anteriores (1987 e 1994) eram muito prescritivas, com requisitos específicos para procedimentos e registros, na versão 2000 ocorreu a introdução da abordagem de processo, que incidiu sobre os processos de gestão, sendo este formato mantido na versão 2008. Na versão 2015, o foco nos resultados alcançados a partir de um planejamento sólido com a introdução do pensamento baseado em riscos, e o emprego do PDCA (Plan-Do-Check-Act) em todos os níveis da organização, tendo em consideração o contexto que ela opera, tende a trazer maior eficiência e competitividade. A proposta do Sistema de Gestão da Qualidade continuará sendo sobre a necessidade de fornecer a confiança na capacidade de uma organização para oferecer produtos e serviços conformes, mas com um avanço significativo no resultado que deve ser alcançado, e não simplesmente como alcançar, e essa evolução trará uma maior responsabilidade às empresas para a melhoria do seu desempenho.

     O rascunho final (FDIS) da ISO 9001:2015 não trouxe mudanças significativas em relação a fase anterior de revisão (versão DIS), pois houveram pequenos ajustes na introdução de diagramas explicativos, correção de detalhes técnicos e terminologia.

     Entre as diversas alterações, a ISO 9001:2015 introduzirá mudanças significativas, sendo as principais relacionadas a:

  •  
    • Ênfase na obtenção de resultados esperados do negócio;
    • Maior ênfase no contexto organizacional;
    • Adoção de pensamento baseado em risco;
    • Consolidação da abordagem por processos;
    • Explicitação dos requisitos de liderança;
    • Estrutura da norma facilita a integração dos sistemas de gestão;
    • Ampliação do enfoque de aquisição e contratação de serviços com objetivo de considerar relevância para todos os fornecedores que geram impacto na organização;
    • Melhoria no alinhamento com outras normas de gestão, como ISO 14001, por exemplo, e facilidade na integração dos sistemas;
    • Consideração do impacto das mudanças nas tecnologias de comunicação e informação dos sistemas de gestão;
    • Adequação da linguagem para tornar a norma mais genérica e mais fácil para aplicação em empresas de serviços;
    • Maior ênfase na geração e valor para a organização e para os seus clientes.

 

    O processo de transição da certificação prevê um período de Três anos após a publicação da norma ISO 9001:2015.

 

Cleverson Forato

Consultor e Auditor

cleverson.forato@i9g.com.br