I9Gestão Consultoria e Treinamento Quando você precisa ser confiável!

Londrina - PR 43.3326.8704 Curitiba - PR   41.3292.8039 i9g@i9g.com.br

Artigos e Legislações

acompanhe ao lado alguns ARTIGOS
e as últimas sobre legislações.

ARTIGO - ISO 14001: Por que implementar?

Foto do Produto


ISO 14001: Por que implementar?

A norma internacional ISO 14001 demonstra comprometimento com práticas ambientais, e diferenciais competitivos a empresas comprometidas com a sustentabilidade.

 

Possuir a certificação de um Sistema de Gestão Ambiental, com base na norma ISO 14001, é suficiente para demonstrar o comprometimento com práticas sustentáveis e até mesmo atuar no mercado externo. A ISO 14001 tem como foco a busca pela conformidade ambiental, além da melhoria no desempenho ambiental da organização. A implantação adequada da norma permite a empresa desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis, e a sua implementação precisa ser buscada por empresas que necessitam estar seguras em relação a seu nível de conformidade ambiental, e demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis a clientes e a organizações externas. A implantação depende de diversos fatores, entre eles: a política ambiental da organização, da natureza das atividades por ela desenvolvidas, dos seus produtos e serviços, dos locais e das condições nas quais seus processos funcionam.

No Brasil, já foram registradas mais de 5 mil certificações em ISO 14001. Isso significa que apesar de ser, no começo, uma preocupação apenas de multinacionais e grandes empresas, hoje são as micro, pequenas e médias que objetivam busca-la.

A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, com base na ISO 14001,  contribui para fortalecer o conceito de sustentabilidade no país, e as empresas passam a realizar iniciativas que contemplam tanto a qualidade ambiental quanto a responsabilidade social corporativa, além da segurança e da saúde ocupacional. A norma ISO 14001 colabora para a fabricação de bens e serviços baseada no atendimento as regulamentações ambientais vigentes, e possibilita a melhoria contínua do desempenho ambiental, diminuindo o risco do empresariado com passivos ambientais fora de controle. Todas as possíveis causas de danos ambientais são gerenciadas na empresa, garantindo a longo prazo uma condição autossustentável de conformidade ambiental. Outras vantagens da ISO 14001 que podemos citar são:

  • Promove o respeito ao planeta e às futuras gerações.
  • Maior visibilidade no mercado nacional e internacional, com a consolidação de uma imagem de credibilidade e responsabilidade empresarial junto a clientes, fornecedores, funcionários, governo, e organismos não-governamentais. Marca inegável do comportamento ético empresarial frente à sociedade e ao meio-ambiente.
  • Obtenção de financiamentos a juros mais convidativos.
  • Menor vulnerabilidade a multas e paralizações, uma vez que o atendimento a legislação aplicável é gerenciada.
  • Administração das condições dos processos que possam interagir com o meio ambiente.
  • Prevenção de riscos ambientais, com base em processos para atuação emergencial.

 

De fato, a certificação ISO 14001 é um cartão de visita para uma empresa responsável e preocupada com os efeitos ambientais do seu negócio. Em diversos aspectos, um sistema de gestão ambiental bem estruturado é capaz de promover ganhos econômicos com o foco no desenvolvimento sustentável.

 

Por fim, cabe a sociedade continuar priorizando empresas preocupadas com a questão ambiental, e com a ISO 14001, o empresário terá condições irá usufruir de processos internos regularizados as demandas ambientais, a custos de implantação cada vez mais acessíveis a qualquer empresa, independente do seu porte.


Cleverson Forato

Consultor