I9Gestão Consultoria e Treinamento Quando você precisa ser confiável!

Londrina - PR 43.3326.8704 Curitiba - PR   41.3292.8039 i9g@i9g.com.br

Artigos e Legislações

acompanhe ao lado alguns ARTIGOS
e as últimas sobre legislações.

ARTIGO - Gestão Estratégica de Pessoas e Planejamento Estratégico: Ligação Oportuna

Foto do Produto

Ao avaliar os principais fatores que influenciam o modelo de gestão de uma empresa, há aqueles relacionados à tecnologia utilizada, infra-estrutura, recursos, concorrência, assim como outros importantes. Falando em importância, não se pode esquecer do principal fator relacionado ao sucesso ou fracasso de uma organização, as pessoas, pois são elas que movimentam os demais fatores relacionados.
Citando a norma ISO 900 como ponto importante na disseminação dos conceitos e práticas relacionadas à gestão de pessoas, devido ao seu caráter de foco do empresariado, principalmente por questões competitivas, observa-se grande ênfase na gestão de pessoas, podendo ser evidenciada nos próprios princípios citados pelo padrão normativo, principalmente no princípio ‘Liderança’, onde os líderes estabelecem a unidade dos propósitos e o rumo da organização, promovendo suas equipes engajadas nos objetivos, e no princípio ‘Envolvimento das Pessoas’, que enfatiza que em todos os níveis, as pessoas são a essências da organização, permitindo a utilização de suas competências em habilidades em pró do desenvolvimento. Apesar da ênfase dos princípios da qualidade, no próprio texto da norma a gestão de pessoas é considerada como estrutura fundamental para que o sistema de gestão da qualidade adquira a melhoria continua. Conforme o requisito 6.2 da ISO 9001, o pessoal que executa atividades que afetam a qualidade do produto deve ser competente com base em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriados. Isto quer dizer que a Gestão Estratégica de Pessoas é fundamental para que o ciclo PDCA (Deming – Planejar, Executar, Verificar, Agir para Melhorar) se contemple, promovendo a melhoria contínua na organização.
Na minha concepção, a implementação da Gestão Estratégica de Pessoas em uma empresa tem como principal objetivo aumentar o envolvimento dos colaboradores formando um sistema de desenvolvimento contínuo, onde através da atuação do Recursos Humanos Estratégico, a empresa, através de seus processos de atrair, reter, desenvolver e motivar pessoas formará equipes multifuncionais focadas no atingimento dos objetivos da organização. No entendimento da Gestão Estratégica de Pessoas, algumas características fundamentais merecem ser citadas pela contribuição na gestão das empresas, tais como: flexibilização, estrutura horizontal, descentralização das decisões, gestão de pessoas ligadas às estratégias da empresa, foco nas competências, profissionalização, conhecimento como riqueza, melhoria contínua do desempenho, pró-atividade, etc.
Considero a atuação por competências como uma forma perfeita no incremento de ações focadas nos objetivos estratégicos da organização, e é neste elo que gostaria de enfatizar o quanto a Gestão Estratégica de Pessoas está diretamente relacionada com o Planejamento Estratégico Empresarial. O mercado muda, as pessoas mudam, as políticas governamentais, parâmetros tributários, incentivos, leis, globalização, internet, e por aí vai, mudanças contínuas, e para acompanhar tal evolução as empresas necessitam de equipes motivadas a ponto de possibilitar o desenvolvimento contínuo de suas competências, e conseqüentemente perseguindo os objetivos da empresa conforme os desafios que vão aparecendo. A obtenção de perfis de gestores e colaboradores pró-ativos focados no enfrentamento destes desafios vão além de conhecimentos técnicos e específicos, pois estão relacionados a implementação de Sistemas Educacionais para o desenvolvimento de atitudes, posturas, valores, aprendizagens que dêem suporte as necessidades da empresa, possibilitando atingir aos objetivos e influenciando na competitividade.
Pessoas desejam ser encaradas como pessoas, e não mais como recursos, e para isso, o RH tem a sua disposição uma série de métodos e ferramentas para o desenvolvimento de seus talentos, entre eles, gostaria de citar aquele que, se não for o mais importante, é o ponto chave a para a gestão de pessoas, porque facilita com que os líderes e gestores conheçam e entendam o que pensam as suas equipes, estamos falando da avaliação de Clima Organizacional.
A Gestão Estratégica de Pessoas, ao enfatizar ainda sobre a forma em que as pessoas são motivadas, atraídas, treinadas, e, estimuladas, tem ligação direta com os resultados de uma organização, deixa claro sobre a importância do capital intelectual para o Planejamento Estratégico Empresarial.

Resultados a serem obtidos na ligação entre Gestão Estratégica de Pessoas e Planejamento Estratégico Empresarial:

  • Alinhamento das estratégias de gestão de pessoas aos negócios e aos desafios da organização;
  • Liderança e mobilização de pessoas e grupos em direção aos objetivos estratégicos;
  • Desenvolvimento e retenção de talentos, aumentando a vantagem competitiva da empresa;
  • Entendimento do papel do líder como agente do processo de gestão do conhecimento organizacional.

 

Cleverson Forato

Consultor e Auditor